Entre os dias 24 e 27 de outubro, aconteceu na cidade de Registro o curso de capacitação em agroecologia e feminismo para agentes de assistência técnica e extensão rural. O curso, ministrado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus de Matão, contou com a participação de 45 pessoas. Dentre as 45, a maioria eram mulheres, entre elas agricultoras, técnicas e técnicos das organizações que realizam ATER Agroecologia e ATER Mulheres no estado de São Paulo.

A SOF foi responsável por animar reflexões sobre as relações sociais de gênero, os desafios e instrumentos da extensão rural. O curso coletivizou os desafios para a implementação de uma extensão rural que busque a construção coletiva do conhecimento e fortaleça as agricultoras e os instrumentos utilizados para uma abordagem de gênero na ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

Estes instrumentos são a Caderneta Agroecológica, que registra os destinos da produção (consumo, doação, troca e venda), e o quadro de Divisão dos Tempos do Trabalho Produtivo e Reprodutivo do Roteiro para Caracterização dos Agroecossistemas para as Chamadas de ATER Agroecologia. Esses materiais foram construídos coletivamente no âmbito do Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Ao relacionar ambos os instrumentos, foi possível debater a reciprocidade e a redistribuição de recursos, que podem não se restringir aos monetários. Professoras da FEAGRI-UNICAMP animaram o debate sobre metodologias participativas e comunicação, o que se ampliou para reflexões sobre gestão compartilhada nos grupos produtivos.