Os Comitês da Marcha Mundial das Mulheres em Parintins e em Manaus já começaram a mobilização para o 9º Encontro Internacional da Marcha, que acontece entre os dias 25 e 31 de agosto, em São Paulo.

O estado do Amazonas encontra dificuldades de deslocamento e comunicação, tais como a geografia do estado, que faz com que, em determinados locais, o transporte só seja possível através de viagens de barco que têm alto custo e duram um ou dois dias, além da ausência de internet banda larga em certas regiões. Apesar disso, as militantes vêm buscando alternativas para fortalecer sua organização no estado e realizando diversas atividades para garantir sua ida até São Paulo.

Manaus

O Comitê metropolitano de Manaus pretende levar cinco militantes: duas da capital amazonense e outras três de municípios próximos. Como preparação para o Encontro Internacional, elas vêm se reunindo para debater as propostas gerais da Marcha, as finalidades do evento e as formas de financiar seu transporte até São Paulo. As militantes também estão produzindo um material de resgate que conta a história das mulheres de luta importantes para a história do Amazonas.

Parintins

O município de Parintins também já está mobilizado. Recentemente, as mulheres tiveram uma importante conquista: no último dia das mães, as parintinenses da Articulação Parintins Cidadã, núcleo da Marcha Mundial das Mulheres, em conjunto com a e com a Universidade Federal do Amazonas, realizaram a campanha “Ser mãe: destino ou escolha?”. A ação tinha como objetivo combater à violência contra as mulheres em trabalho de parto através do cumprimento da lei 11.108, que garante às mulheres em trabalho de parto o direito a acompanhante.

noticias_2013-06-10_amazonas-em-marcha_1

A partir desta mobilização, o Ministério Público Estadual determinou aos hospitais de Parintins o cumprimento da lei, assegurando o bem-estar das mulheres. Elas agora lutam para exigir o cumprimento da lei que garante a distribuição gratuita da pílula do dia seguinte nos postos de saúde, que também já é lei.

Buscando formas autônomas de garantir a ida de 12 mulheres para o Encontro Internacional da Marcha, as militantes de Parintins vêm organizando uma série de atividades para arrecadação de recursos, tais como: shows, sorteios, desfiles e feiras aos finais de semana, além da produção de quatrocentas bolsas para notebooks, encomendadas pela Secretaria de Educação Municipal.

Participe das próximas atividades agendadas em Parintins:

21/06 – Show Cultural “Cantoria para Elas”, com participação de artistas locais, exposição de artesanatos e desfile de modelos regionais produzidos pelas militantes.

28/06 – Sorteio de um boi e de um carneiro.