Está disponível para download o artigo “Da exclusão das mulheres às perspectivas feministas:  breve panorama histórico das mulheres nas artes plásticas”, número 09 da série “Debates feministas” da SOF. O texto foi resultado dos acúmulos da SOF na experiência como Ponto de Cultura Feminista, entre fevereiro de 2015 e março de 2017, com apoio da Prefeitura de São Paulo.

O artigo retoma uma cronologia da história das mulheres nas artes plásticas para debater aspectos da invisibilidade, da falta de acesso e do machismo presente no meio artístico. Segundo o texto, “a presença das mulheres artistas sempre se mostrou desproporcional à presença de homens, mantendo-se assim inclusive durante o recente período do modernismo. De fato, existe um apagamento das produções das mulheres, com menor esforço da historiografia em recuperar essas obras, conservá-las, inseri-las no contexto geral da arte de cada tempo e espaço. Há casos e mais casos em que acervos de produções femininas se perderam parcial ou completamente, pois, sob responsabilidade de museus, universidades ou instituições culturais, não foram catalogados, organizados e sequer guardados. Esses materiais perdidos não são perdas apenas para as mulheres, mas para o conjunto das sociedades que hoje possuem majoritariamente referências da arte produzida por homens.”

 

Além disso, o artigo também propõe uma discussão sobre os horizontes feministas da produção e da difusão artística hoje: “Neste contexto, a arte feminista, produzida junto aos movimentos, em processos coletivizados, baseados na solidariedade, na resistência e na radicalidade, em outra lógica que não aquela que rege o mercado da arte e o capital, pode ser uma alavanca e uma inspiração para a colaboração, a organização, a tomada de fôlego, para que a arte seja uma possibilidade real para homens e mulheres de todas as raças e classes sociais, em consonância à perspectiva global e anti-sistêmica de construção de autonomias e de outra economia”.