Nesta semana, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou a legalização do aborto. O projeto de lei ainda precisa passar por votação no Senado, mas esta primeira etapa já significa uma vitória importante para a luta das mulheres na Argentina e na América Latina. Se legalizado, o aborto na Argentina será uma possibilidade para todas as mulheres que assim desejarem, e todas as entidades de saúde se responsabilizarão pelo acesso ao procedimento como política pública.

No Brasil, o movimento feminista acompanhou com profunda solidariedade e companheirismo a votação na Argentina e também as inúmeras mobilizações anteriores. Para que esta votação na Câmara fosse vitoriosa, foi crucial a mobilização massiva das mulheres, que organizaram atos e ações a partir da Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito, identificadas com seus lenços verdes.

Para avançarmos no debate sobre a legalização do aborto no Brasil, publicamos o artigo “Autonomia e aborto: desafios a partir da experiência de mulheres rurais e de periferias urbanas”, número 10 da série Debates Feministas, disponível para download neste link. O artigo busca compreender como o aborto tem sido visto e vivenciado por mulheres rurais e moradoras de periferias urbanas. A partir daí, traz reflexões sobre as perspectivas e estratégias sobre o aborto nos movimentos populares.

Nos somamos ao grito feminista “Nem uma a menos por aborto clandestino” no Brasil, na Argentina, na América Latina e no mundo.