Mulheres dos bairros de Conchas, Bela Vista e Rio Vermelho, localizados no município de Barra do Turvo, se unem para a comercialização de seus produtos. Considerado um dos menores IDH do estado de São Paulo, estes bairros apresentam sérias dificuldades de comunicação e transporte pela ausência de telefone público e estradas em todas as áreas dos bairros.

No dia 19 de novembro de 2015, durante atividade do Programa de ATER Mulher Agroecologia, executado pela SOF, as mulheres solicitaram a elaboração de um ofício a ser apresentado para o prefeito do município. A ideia é que o ofício apresente o grupo de mulheres e assim abra diálogo para debater as dificuldades que elas vêm encontrando para manterem a qualidade de vida das suas famílias em suas localidades.

Neste sentido, a equipe de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) também direcionou um ofício para a APAE, a pedido das mães beneficiárias pelo projeto que tem seus filhos especiais para poderem frequentar a escola em 2016.

Além da elaboração da carta coletivamente, as mulheres optaram em realizar uma reunião com a presença de representantes de cada bairro para a efetivação da comercialização da produção delas para o posto em construção da BR 116. Para as mulheres produtoras, a expectativa é grande: “queremos que todas as reuniões sejam sempre com os três bairros juntos, com auxílio do transporte do parque, para ganharmos força e irmos atrás dos nossos sonhos”.

As entregas estão sendo diretas e vêm garantindo renda para as famílias locais, autonomia para as mulheres que estão liderando esta conquista e qualidade dos alimentos para os consumidores. “Conseguimos dar este passo e agora precisamos de auxílio para melhorar os alimentos e a gerência das nossas vendas”, disse uma das agricultoras.