Neste mês de novembro, a SOF realizou o curso “As mina na fita”, a partir de sua agenda como Ponto de Cultura Feminista da cidade de São Paulo. O curso, voltado para o público feminino na capacitação da produção audiovisual, é parte de um ciclo de cursos do Ponto de Cultura que envolvem feminismo e tecnologias.

Neste ano, já foi realizado o curso “Comunicação feminista e ativismo digital: mulheres transformando as redes”, onde as participantes debateram sobre as capacidades e limitações do webfeminismo, aprenderam a usar ferramentas como o Twitter e realizaram um tuitaço com a tag #FeminismoNasRedes, que entrou para a lista de tags mais usadas do dia em Campinas, onde moram algumas das participantes.

Agora, o curso durou dois dias, com distância de duas semanas para o tempo de captação. Contou com a participação de um público de mulheres de diversas idades, áreas de atuação e regiões da cidade. Antes da capacitação técnica dos equipamentos, Li Fernandes e Yasmin Thomaz, que guiaram o curso, puxaram uma conversa sobre a importância das mulheres atrás das câmeras tanto para a desconstrução do machismo no meio do audiovisual, dominado por homens, quanto para a produção de vídeos que tragam consigo uma ótica feminista. A partir da pergunta inicial “o que você quer mostrar e para quem?”, as participantes debateram a função e o alcance do vídeo como uma ferramenta feminista para a transformação da realidade.

Ainda no primeiro dia, as participantes aprenderam noções básicas de manuseio de câmeras, gravadores, enquadramento e roteiro. Com a tarefa de produzirem seus próprios vídeos, as mulheres todas reunidas fizeram uma chuva de ideias e se dividiram em três grupos, com argumentos já definidos, para curtas de cobertura, documental e ficcional.

No último domingo (29), todas se reencontraram para a etapa da edição, quando montaram as gravações realizadas durante a semana com acompanhamento de Yasmin e Li. Os grupos subverteram a noção hierárquica de equipe, onde cada pessoa assume uma tarefa distinta, e participaram juntas de todos os processos e decisões sobre seus filmes. O resultado será exibido neste sábado (05) gratuitamente na Mostra de economia feminista e solidária “Mulheres transformando a economia”, realizada pela SOF e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo.

Em 2016, haverá uma nova turma do curso, que é gratuito e terá inscrições abertas para todas as mulheres.