De 2 a 9 de julho de 2005, a Marcha Mundial das Mulheres se reunirá em Assembléia Geral em Lima, no Peru. Além do Plano Estratégico e das ações futuras, esta sexta assembléia deverá votar sobre a transição do Secretariado Internacional (SI) – ou seja, a secretaria executiva – da Marcha para um país do Sul. As delegadas presentes acolheram a candidatura do Brasil, que passa a sediar o SI.

Trata-se de um momento decisivo para a Marcha Mundial, já que seu Secretariado Internacional desde o principio (1998) foi coordenado por uma equipe de mulheres de Montreal (Quebec). Essa cidade foi escolhida inicialmente por razões históricas, por ser a MMM um projeto lançado pela Federação de Mulheres de Quebec. Porém, sua evolução, sua difusão pelo mundo (164 países e territórios, mais de 5000 grupos integrantes), sua preocupação pelo respeito à diversidade de sensibilidades, visões e ações nos conduzem a esse processo de transição.

Em Lima, teremos intercâmbios sobre as ações futuras até 2010. E documentos para subsidiar as principais reivindicações: eliminação da pobreza e das violências contra as mulheres. Entre outros, temos as 17 Reivindicações, aprovadas em 1998 e modificadas em 2001; a declaração de nossos valores, aprovada em 2003 e a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade, documento redigido coletivamente em 2004 no qual é descrito o mundo que as mulheres da Marcha querem construir, um mundo baseado nos valores de igualdade, liberdade, solidariedade, justiça e paz.

Temos aliadas (Via Campesina, Mulheres de Negro, Coalizão contra o Tráfico de Mulheres). Somos parte dos Fóruns Sociais Mundiais e regionais desde sua criação e participamos das manifestações contra a Organização Mundial do Comércio. A Marcha denuncia as guerras que existem em todo o mundo.

Em Lima, acontecem oficinas sobre a paz e a desmilitarização; sobre as violências e o tráfico sexual, mais particularmente o uso do corpo da mulher como instrumento de controle por parte do patriarcado; sobre o acesso aos recursos naturais e a soberania alimentar; e sobre o trabalho das mulheres.