Toda quarta quarta-feira do mês acontece o Cinequintal Feminista, sessão gratuita de cinema sobre a vida e a resistência das mulheres no mundo. O evento ocorre na sede da SOF, na Rua Ministro Costa e Silva, 36, próximo à estação de metrô Fradique Coutinho.

Nesta quarta-feira próxima, dia 24, às 19h30, será a 4ª edição do projeto, com a exibição do longa-metragem “E agora, aonde vamos?”, da diretora libanesa Nadine Labaki. O filme retrata as relações entre muçulmanos e católicos em uma pequena comunidade do Líbano. O debate sobre a guerra, os conflitos e os territórios permeiam as atitudes dos personagens e as relações entre os homens e as mulheres.

Com início em março deste ano, o Cinequintal Feminista estreou com o filme “Cairo 678”, do diretor Mohamed Diab. A temática trabalhada é a do assédio sexual, cujas ocorrências, principalmente nos ônibus do Egito, dizem muito sobre a posição dos homens e a das mulheres na esfera pública. Baseado em uma história real, o filme traz a história de três mulheres, Fayza, Seba e Nelly, com vidas completamente diferentes, e suas relações e respostas perante o assédio e a violência.

As edições seguintes também trouxeram temas muito atuais: a segunda exibição foi a de “Pão e Rosas”, do diretor Ken Loach, que discute a questão do trabalho sobre a vida das mulheres. A proximidade com o dia primeiro de maio, Dia de Luta dos Trabalhadores, trouxe o debate ainda mais à tona. Em maio, foi exibido o filme “A fonte das mulheres”, de Radu Mihaileanu. O longa expõe as relações entre habitantes de um vilarejo no Norte da África, perpassando por debates como o da água, dos bens comuns, das divisões de tarefas e da sexualidade.
Após a exibição dos filmes, o espaço é livre para uma roda de conversa, onde as participantes expõe seus pontos de vista sobre as relações das mulheres, os temas retratados e as propostas cinematográficas. Sob o viés cultural e artístico, trata-se de mais um ambiente para o aprendizado, a troca e a o debate entre as mulheres em São Paulo.

O semestre seguinte terá a programação divulgada no mês de julho, com mais filmes importantes para a construção do feminismo.