Entre os dias 23 e 26 de maio, o Comitê Internacional (CI) da Marcha Mundial das Mulheres esteve reunido em Moçambique, na África, para planejar o 9º Encontro Internacional da MMM, que será realizado entre os dias 25 e 31 de agosto, em São Paulo (SP). Depois de quatro dias de intenso trabalho, o Comitê terminou sua primeira reunião presencial de 2013. Estiveram representados os seguintes países: Bangladesh, Brasil, Filipinas, Guatemala, Mali, Moçambique, Portugal, Quebec, Tunísia e Turquia.

Acolhidas pela Coordenação Nacional de Moçambique na sede da organização feminista Fórum Mulher, que fica localizada na capital Maputo, estiveram reunidas as dez representantes do Comitê e a equipe do Secretariado Internacional (SI) da Marcha. Além de discutir o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a equipe também conversou sobre os temas que serão tratados durante três dias com a delegação internacional, entre eles: a 4ª Ação Internacional da Marcha, prevista para 2015, a avaliação do Secretariado Internacional atual, a transição para o novo SI e a conjuntura internacional.

Elas compartilharam informações sobre as preparações logísticas e políticas da Coordenação Brasileira e sobre a mobilização das Coordenações Nacionais ao redor do mundo para o evento. Também dedicaram-se em discutir a formação política feminista que será realizada no Encontro, entre os dias 26 e 27 de agosto, em conjunto com as delegações internacional, nacional e regional. “Estamos todas muito animadas e inspiradas para os próximos meses de preparação e trabalho”, afirmou Celia Alldridge, representante brasileira do Secretariado.

Dias 27 e 28 de maio, o CI da Marcha participa de um seminário público organizado pelo Fórum Mulher com o tema “Juntas, construindo alternativas feministas em prol dos direitos humanos das mulheres”, ao lado de militantes da Marcha Moçambicana e de outras organizações feministas e de mulheres. As membras do CI foram convidadas para participar dos painéis do seminário abordando diversos assuntos, tais como economia feminista, participação política das mulheres e violência contras as mulheres.

noticias_2013-05-27_comite-internacional-da-mmm_1

noticias_2013-05-27_comite-internacional-da-mmm_2