Estão em curso as Conferências Temáticas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) na cidade de São Paulo, como parte do processo da 5° Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Trata-se de uma etapa importante no debate e na preparação de formulações de políticas para as mulheres na cidade, a serem encaminhadas para as próximas conferências, que acontecerão em nível municipal, estadual e federal. As conferências temáticas abrem espaço para o aprofundamento de pautas específicas das mulheres em relação a trabalho, sexualidade, idade, raça, cultura, prostituição etc. Segundo a SMPM, “as Conferências Temáticas são espaços para preparar e debater propostas garantindo a representatividade das diversas atoras da cidade”.

Já aconteceram as Conferências com os temas étnico racias e de povos tradicionais, mulheres imigrantes e mulheres trabalhadoras. Nesta semana e na próxima, acontecerão as Conferências sobre lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (02/09), mulheres em situação de prostituição (03/09), mulheres idosas (04/09), mulheres com deficiência (05/09) e juventude (08/09). A participação em alguma destas Conferências – ou nas já encerradas Pré-conferências Regionais – é importante também por ser um dos requisitos para candidatar-se a delegada na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Estes espaços antecedem a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Pavilhão Oeste do Anhembi. A SOF está acompanhando o processo desde o início, com participação nas Pré-conferências Regionais e Conferências Temáticas, além de ministrar o curso “Mulher Participa” em todas as regiões da cidade, trazendo o debate das políticas públicas de gênero para as mulheres participantes do curso, que são delegadas nos Fóruns Regionais de Mulheres em São Paulo.

Para Sonia Coelho, integrante da SOF, é essencial participar das Conferências por se tratar de “um momento fundamental de mobilização das mulheres, de elaboração de políticas públicas, de reivindicação e de fortalecimento dos movimentos feministas”.

 

Mais informações sobre Conferências Temáticas:

· 02/09: Lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais – 18h às 22h
Local: Sindicato dos Bancários, Rua São Bento, 413.

· 03/09: Mulheres em Situação de Prostituição – 14h às 19h
Local: A confirmar

· 04/09: Mulheres Idosas – 13h às 17h
Local: Galeria Olido, Av. São João, 473, 8º andar.

· 05/09: Mulheres com Deficiência – 9h às 13h
Local: Centro de Referencia da Cidadania do Idoso (CRECI), Rua Formosa, 215

· 08/09: Juventude – 14h às 18h
Local: a confirmar