O coletivo marxismo21 acaba de publicar, neste mês de maio, o livro digital “Os desafios do feminismo marxista na atualidade”, dossiê que reúne artigos de 17 pensadoras e ativistas do feminismo brasileiro hoje. O livro está disponível gratuitamente no site do coletivo.

Dentre os textos, constam os escritos por Nalu Faria e por Tica Moreno, da equipe da SOF. No artigo “Feminismo socialista: um panorama do pensamento e da luta das mulheres”, Nalu expõe alguns acúmulos feministas que aprofundaram a visão marxista sobre o papel das mulheres na sociedade e, junto a isso, retoma as práticas políticas cotidianas da militância feminista socialista, especialmente a partir dos anos 80 no Brasil. Na caracterização dos desafios do contexto atual, Nalu traz elementos para a organização e luta feminista antissistêmica.

Em “Feminismo contra o capitalismo”, Tica Moreno organiza a análise dos processos de reprodução social pela perspectiva da sustentabilidade da vida como elemento fundamental para uma visão ampliada do capitalismo racista e patriarcal. A partir daí, encadeia elementos das resistências atuais no Brasil e na América Latina e elabora, de forma mais detalhada, a crítica feminista ao poder corporativo. O poder corporativo, hoje, impulsiona agendas políticas, alcança um novo patamar de acumulação de riqueza e altera profundamente as relações de trabalho e de vida das mulheres.

No dossiê, também constam artigos de Amanda Menconi, Annabelle Bonnet, Arelys Esquenazi, Daniele Cordeiro Motta, Elaine Bezerra, Iriana Cadó, Joana El-Jaick Andrade, Lívia Moraes, Maria Amélia de Almeida Teles, Maria Betânia Ávila, Maria Lygia Quartim de Moraes, Mary Garcia Castro, Natalia Romé, Santiane Arias e Verônica Ferreira.

O coletivo marxismo21 tem como compromisso publicar dossiês de textos digitalizados sobre as produções teóricas e as análises concretas orientadas pela teoria marxista, com ênfase na produção de intelectuais e militantes do Brasil. O feminismo já foi tema de outros dois dossiês especiais: um sobre marxismo, sexualidade e gênero (2017) e outro focado no pensamento de Heleieth Saffioti (2016), que é também homenageada nesta nova edição, que marca 10 anos desde seu falecimento, em 2010.

Para acessar o dossiê, acesse o site do coletivo ou clique aqui.