Confira o vídeo produzido na Mostra de Economia Feminista e Solidária, realizada pela SOF e AMESOL no dia 9 de agosto, em São Paulo.

No vídeo, Maria Fernanda, da SOF, Ana Rosa, do grupo Estilo e Raça, e Tatiana, do grupo de Mulheres da Enseada da Baleia, nos apresentam a prática da economia feminista e solidária. A economia feminista e solidária é uma forma de organizar a economia tendo a igualdade como um princípio: com base na reciprocidade, na solidariedade, no trabalho auto-gestionado, na decisão coletiva sobre a produção.

Diferente da economia capitalista, que explora a maioria das pessoas para garantir o lucro de poucos proprietários de empresas, a economia solidária se organiza para garantir a dignidade das pessoas, não aceita o trabalho infantil e respeita os tempos e a diversidade das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Para transformar a economia, as mulheres se organizam para alterar a lógica do mercado que esconde a quantidade de trabalho doméstico e de cuidado necessário para que a vida se reproduza a cada dia. O feminismo propõe ampliar a noção do que é trabalho.

Queremos dar visibilidade ao trabalho que é realizado todos os dias pelas mulheres na produção da vida, seja em casa de forma não remunerada, seja no trabalho remunerado. Queremos compartilhar e dividir este trabalho com os homens e o Estado. Queremos igualdade para que todos e todas tenham o direito de viver uma vida que vale a pena ser vivida.