A economista feminista chilena Cristina Carrasco estará em São Paulo neste mês de fevereiro para a aula pública “Economia feminista: aposta teórica e política”. A aula acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 19h, na APEOESP (Praça da República, 282, Centro). A atividade acontece no Dia Nacional de Luta contra Reforma da Previdência, convocado pelas centrais sindicais e movimentos das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que será marcado por paralisações em todo o país. Se integra, portanto, a esta programação de luta intensa contra as políticas golpistas.

Além disso, a aula inaugura o seminário “Práticas Feministas para transformar a economia”, organizado pela SOF, que seguirá debatendo, entre militantes, agricultoras e quilombolas, as questões da economia feminista e solidária, da agroecologia e do trabalho das mulheres.

Desde o início dos anos 2000, a SOF traduziu e publicou uma série de textos de referência para a economia feminista, escritos por Cristina Carrasco. Entre eles, está o ensaio “A sustentabilidade da vida humana: um assunto de mulheres?”, publicado no Caderno Sempreviva “A produção do viver” (2003), do capítulo “Para uma economia feminista”, que compõe o livro “Mujeres y economía: Nuevas perspectivas para viejos y nuevos problemas” (1999), por ela organizado; “Por uma economia não androcêntrica: debates e propostas a partir da economia feminista” , publicado no livro “Trabalho doméstico e de cuidados – por outro paradigma de sustentabilidade da vida” (2008), e a tradução de “Estatísticas sob suspeita” (2012).

Cristina Carrasco é uma grande referência para a construção da economia feminista. Foi professora de Teoria Econômica da Universidade de Barcelona. Já participou de espaços de discussões feministas no Brasil, como o Seminário Mulheres e Trabalho: realidades e propostas para a mudança, organizado pela REMTE, CLACSO e MMM no Fórum Social Mundial (2002) e no Seminário Internacional da SOF “Reorganização do trabalho doméstico e de cuidados” (2008).

A aula pública contará com tradução simultânea e os materiais publicados pela SOF estarão disponíveis para venda.