A Marcha Mundial das Mulheres participou de diversas atividades durante o Fórum Social Temático “Crise capitalista, justiça social e ambiental”, realizado em Porto Alegre (RS), de 24 a 29 de Janeiro de 2012. Neste espaço, fortalecemos nosso processo de aliança com outros movimentos sociais que lutam contra o sistema capitalista, patriarcal e racista, e que agora se apresenta com uma máscara verde (o conceito de “economia verde”).

As companheiras do Rio Grande do Sul elaboraram um relato da nossa presença nestes dias do Fórum, que pode ser conferido clicando neste link: http://mmm-rs.blogspot.com/2012/01/terminou-o-forum-social-tematico-crise.html

Como parte das nossas alianças, decidimos, em 2011, eixos comuns de luta: contra as corporações transnacionais, por justiça climática e soberania alimentar, pelo fim da violência contra as mulheres e contra a guerra, o colonialismo e a militarização dos nossos territórios. Ao longo de 2012, essas lutas são expressas fortemente em momentos como os protestos contra a OTAN e o G-8, a Cúpula dos Povos paralelo à Rio +20 e o Fórum Social Palestina Livre.

Como resultado da Assembléia dos Movimentos Sociais, também estamos construindo um dia comum de mobilização internacional no dia 5 de junho, com o objetivo de enviar uma forte mensagem a cada um de nossos governos antes da Rio +20, na qual destacaremos nosso rechaço à mercantilização da natureza, das nossas vidas e nossos corpos e afirmaremos nossas alternativas.

A declaração da Assembléia dos Movimentos Sociais está disponível neste link:
http://www.marchemondiale.org/alliances_mondialisation/asamblea-movimientos-sociales/declarations/poa-2012-pt/es/base_view

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!