Debater o tema do aborto é extremamente importante frente a sua centralidade para o avanço de posições feministas na sociedade. No Brasil, essa questão está em debate há mais de vinte anos no Legislativo e encontra cada vez mais opositores e ataques, com forte criminalização das mulheres.

A pesquisa “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2001, e sua segunda edição em 2010, em parceria com o Sesc, representa uma contribuição fundamental para o conhecimento e a reflexão sobre o que pensam e como vivem as mulheres no Brasil. Nesta segunda edição, a incorporação dos homens na amostra foi muito interessante para perceber as diferenças e também para conhecer a percepção masculina.

Neste artigo parte-se de uma abordagem mais geral sobre a importância da descriminalização e legalização do aborto para a libertação das mulheres; apresenta um breve histórico do tratamento do tema do aborto no movimento feminista no Brasil e, por fim, analisa os dados da pesquisa, terminando com alguns elementos como conclusão.

Clique aqui para acessar o texto completo.