Militantes da Marcha Mundial das Mulheres do estado do Maranhão se reuniram, no último dia 10, em preparação para o Encontro Internacional, que acontece em agosto, em São Paulo. Participaram da conversa 11 mulheres, dos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, Bernardo Mearim e São José de Ribamar. Elas discutiram o processo de preparação e mobilização para o evento e as outras ações que estão realizando no estado.

Auto-organização das mulheres

Os comitês da Marcha no Maranhão vêm se reunindo semanalmente, articulando-se também com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com o Movimento das Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE). Como parte do processo preparatório para o Encontro Internacional da Marcha, elas planejam realizar um Encontro Estadual, em Julho, com o objetivo de formação e preparação das mulheres.

Com a meta de levar dois ônibus até São Paulo, cidade escolhida para sediar o Encontro Internacional, elas já estão organizando diversas atividades para garantir seu financiamento: brechó, arraial, oficina de confecção e comercialização de bolsas, em parceria com a Cooperativa Central de Crédito e Economia Solidária (Ecosol) e a terceira edição do Reggae Internacional da Marcha, evento realizado também em preparação para a Ação 2010 da MMM.

O Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres acontece entre os dias 25 e 31 de agosto deste ano e tem como tema “Feminismo em marcha para mudar o mundo”. Serão diversos debates, oficinas, atividades culturais e intervenções urbanas, além de uma mostra de Economia Solidária. Se você é militante da Marcha, ajude a construir o Encontro Internacional participando das plenárias em seu estado.

noticias_2013-05-23_maranhao-presente_1