Nos dias 3 e 4 de setembro, o Centro Cultural da Juventude (zona norte de São Paulo) receberá centenas de pessoas de diversas idades e regiões da cidade para 24h de cultura feminista. A iniciativa é da Marcha Mundial das Mulheres e da SOF, que, desde 2015, organiza atividades como ponto de cultura.

A primeira Virada Feminista de São Paulo contou com mais de cinquenta atividades, dentre shows, cinema, teatro, dança e oficinas de diversas modalidades artísticas. O mote “a cultura das mulheres muda o mundo” reuniu artistas, militantes feministas e técnicas da produção cultural em torno de temas como o combate ao racismo, a auto organização feminista e a participação das mulheres nas política.

Neste ano, o mote “a resistência que transforma” pretende dar o tom da luta feminista pelo direito à cidade e à autonomia do corpo das mulheres. Serão dezenas de artistas feministas na realização da Virada, mostrando como a cultura das mulheres existe e resiste na cidade de São Paulo. Um dos estilos que passará pelo palco de shows musicais é o rap, que tem ganhado força através da voz das mulheres nos últimos anos.

MC Soffia, de apenas 11 anos, trará seu rap questionador ao palco da Virada. Compositora de músicas como “Menina pretinha” e “Minha Rapunzel tem dreads”, Soffia mostra que o Rap é coisa de menina, fazendo crítica à sociedade machista e racista. A dupla Issa Paz e Sara Donato também estará presente, com seu projeto Rap Plus Size. Suas músicas criticam os padrões de beleza impostos pelas indústrias e pela sociedade machista. Elas marcaram presença na Virada Feminista do ano passado, quando o CD “A arte da refutação” de Issa era recém-lançado.

Os próximos nomes confirmados para apresentações, oficinas e debates serão publicados no perfil da Fuzarca Feminista (coletivo jovem da Marcha Mundial das Mulheres) no Facebook. Em breve, divulgaremos a programação completa!

Campanha de financiamento coletivo

A Fuzarca Feminista lançou uma campanha no Catarse para obter mais recursos para a estrutura da Virada Feminista. A meta inicial é 25 mil reais, quantia que garantirá alimentação, transporte, materiais e uma feira de economia solidária. Para contribuir, clique aqui.