Está no ar a série de três vídeo-aulas sobre o enfrentamento à violência sexista. Em cerca de dez minutos por episódio, Nalu Faria traz referências e reflexões feministas sobre as estruturas que formam e perpetuam a violência sexista. Nalu Faria é psicóloga, coordenadora da SOF e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

No primeiro episódio, “Capitalismo patriarcal e racista”, Nalu caracteriza a estrutura da sociedade em que vivemos, seus impactos na vida das mulheres. “O patriarcado não é algo que tem a ver com a natureza humana. É uma construção humana que nem sempre existiu”, afirma. Traz conceitos como a divisão sexual do trabalho e referências de Simone de Beauvoir, Helena Hirata e Danièle Kergoat, entre outras.

No segundo episódio, “Gênero, sexualidade e família”, Nalu parte da divisão sexual do trabalho, e da divisão e hierarquia entre produção e reprodução, para discutir o controle sobre as vidas e sexualidades das mulheres.

No terceiro e último episódio, “Dimensão sistêmica da violência”, Nalu explica como o modelo social permite a construção de relações violentas, e relaciona a violência contra as mulheres com as engrenagens que fazem funcionar a sociedade como é hoje.

Os vídeos são parte da campanha “Sem culpa, nem desculpa! Mulheres livres da violência!”, que, iniciada em 2017, já produziu materiais formativos (disponíveis aqui e aqui) e organizou espaços de reflexão e formação em diversos estados do país.