Atividades de lançamento acontecem em diferentes cidades; confira o calendário

Já está disponível online e impressa a publicação Práticas feministas de transformação da economia: autonomia das mulheres e agroecologia no Vale do Ribeira, editada pela Sempreviva Organização Feminista, em parceria com a Christian Aid e com o apoio do Fundo Newton do Conselho Britânico.

Clique nos links ao lado para baixar nas versões em português, inglês e castelhano

A publicação sistematiza um conjunto de conceitos e práticas metodológicas utilizadas pela SOF no trabalho de formação feminista e de organização de grupos produtivos de mulheres, partindo da experiência concreta feita no Vale do Ribeira, no extremo sul do estado de São Paulo em torno à chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) agroecológica.

“Por um lado, tratava-se de uma demanda das próprias mulheres, que queriam ter algo escrito, que elas pudessem consultar depois dos encontros, ler e se aprofundar mais sobre os assuntos”, conta Miriam Nobre, agrônoma, e uma das técnicas responsáveis pelo projeto. “Por outro, também nos ajudou a organizar os conteúdos de nosso programa de formação”, acrescenta.

Esse esforço é resultado de uma trajetória de construção e reflexão sobre a economia feminista que vem sendo desenvolvida há quase duas décadas, em conjunto com várias companheiras, muitas das quais se articulam no Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) ou na Rede Economia e Feminismo (REF).

A publicação é organizada em três grandes blocos: “uma sobre o contexto da região, outra sobre os princípios que nos guiam e a terceira sobre nossas práticas metodológicas para a construção da autonomia das mulheres rurais e da agroecologia e da construção social de mercados ”, explica Miriam.

Os processos descritos no livro envolveram cerca de 240 agricultoras familiares, pescadoras artesanais, quilombolas e indígenas de 13 municípios. Isso resultou na criação ou fortalecimento de 15 grupos de mulheres.

lancamento-barra-turvo-15mar (1)Eventos de lançamento

A primeira atividade de lançamento do livro aconteceu no dia 15 de março, em Barra do Turvo, no salão paroquial. Os próximos lançamentos acontecerão em São Paulo, Itaoca e Santos. Confira os locais e datas:

07 de abril, às 10h, na feira da Quitandoca Rua Guaicuí, 53, Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima). A feira acontece das 8h30 às 12h30.

11 de abril, às 15h, na Associação do Bairro Caraças em Itaoca

15 de abril, às 17h, no SESC Santos R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos

24 de abril, às 18h, no Pé na Jaca Bar Ubatuba, na av. Leovigildo Dias Vieira, 1524 – Itaguá, Ubatuba