A SOF Sempreviva Organização Feminista e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) lançaram, na última terça-feira (05/09), o vídeo “Sem culpa, nem desculpa – Mulheres livres da violência”. Produzido pela Maria Baderna Filmes, com apoio da FLD Projetos de Vida e do Fundo Newton, a produção aborda a gênese da violência sexista, suas motivações e os enfrentamentos organizados pelas mulheres em movimento.

Em São Paulo, o lançamento foi realizado na sede da SOF. Belo Horizonte também organizou a atividade. Ainda estão previstas atividades de lançamento em São Miguel do Gostoso (RN) no dia 23 de setembro e nos dias 06 e 07 de outubro, no centro da capital paulista e na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade, respectivamente.

Na roda de conversa realizada após o lançamento, as mulheres destacaram a abordagem do vídeo que traz a violência para o cotidiano da vida de diferentes mulheres, desde o ambiente doméstico, até a rua e o trabalho. Ampliar a compreensão sobre as expressões da violência sextista, racista e lesbofóbica, relacionadas com as estruturas patriarcais de controle da vida das mulheres e a violência do atual momento de ofensiva neoliberal foi apontado como um desafio extremamente atual.

O vídeo faz parte da campanha de nome homônimo que tem como objetivo fortalecer o enfrentamento à violência sexista a partir da auto-organização das mulheres. Apesar dos avanços e conquistas de direitos nos últimos anos, a violência sexista continua sendo uma realidade persistente para as mulheres tanto no ambiente doméstico como na esfera pública. Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que, em 2016, a cada hora 500 mulheres foram vítimas de agressão física.

Nas atividades de formação e debate sobre a violência contra as mulheres, a SOF busca garantir a discussão sobre as causas da violência sexista, os mecanismos de sua manutenção e persistência, e as formas de enfrentamento que passam pela reivindicação de políticas públicas efetivas, mas também pelo comprometimento do conjunto dos movimentos sociais com o fim da violência.

O vídeo é mais um material produzido para facilitar a realização destes debates. Para ter acesso a outros materiais, clique aqui.