Em setembro de 2016, a SOF e a Marcha Mundial das Mulheres organizaram um debate com a feminista italiana Silvia Federici. Intitulado “O feminismo e a defesa dos comuns nas lutas anticapitalistas”, o debate aconteceu no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. O encontro foi gravado e o material completo, traduzido e legendado, acaba de ser disponibilizado em nosso YouTube.

Silvia, em sua apresentação, expôs a trajetória de seus apontamentos sobre os comuns, o feminismo e o anticapitalismo. “Eu tenho a tarefa de trazer os comuns para dentro das cozinhas, dos quartos, porque uma coisa que nós, como mulheres, sabemos, é que a forma como o capitalismo organiza nossa reprodução é uma forma que nos custa muita dor, muito sofrimento, muito isolamento”, afirmou. A retomada dos comuns, que segundo ela são”a forma mais antiga de organização do trabalho reprodutivo”, indica para um horizonte de coletividade, resistência e solidariedade, responsáveis por romper com a estrutura capitalista de exploração nas sociedades.

Abaixo, o vídeo na íntegra:

Lançamento de livro no Brasil

Neste mesmo mês, Silvia Federici retorna ao Brasil para o lançamento da edição brasileira de seu livro “Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva”, traduzida pelo coletivo Sycorax e publicado pela editora Elefante, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do Goethe Institut. Segundo ela, “o título, Calibã e a Bruxa, inspirado na peça A tempestade, de Shakespeare, reflete o desejo de repensar o desenvolvimento do capitalismo a partir de um ponto de vista feminista, ao mesmo tempo evitando as limitações de uma “história das mulheres” separada do setor masculino da classe trabalhadora”.

Silvia estará no Rio de Janeiro nos dias 16 e 18 de julho, e em São Paulo nos dias 20 e 22 de julho na Galeria Olido (Centro) e no Teatro Ventre de Lona (Cidade Tiradentes), respectivamente. A programação detalhada está disponível no site do coletivo Sycorax.