ATUALIZAÇÃO: Christine Verschuur, do IHEID esteve conosco entre os dias 23 e 31 de outubro. Infelizmente por razões de saúde ela adiantou sua volta à Genebra e não podemos manter a atividade proposta para a manhã do dia 8 de novembro. Agradecemos o interesse de várias pessoas.  Pretendemos nos organizar para ir compartilhando com vocês as questões que vão emergindo deste debate.

A SOF integra o projeto de pesquisa “Análises feministas das práticas da economia social e solidária: visões da América Latina e Índia” que envolve pesquisadoras da Argentina, Bolívia, Brasil, França, índia e Suíça e é  coordenado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e Desenvolvimento (IHEID, Suíça). A participação da SOF  se dá por meio de pesquisa-ação que busca criar as bases para uma economia solidária e feminista em comunidades rurais do Vale do Ribeira. A proposta é de que a pesquisa, como processo de reflexão e produção de conhecimento, faça parte da ação e dela se nutra.

Entre final de outubro e início de novembro, Christine Verschuur, do IHEID, acompanhará o trabalho de campo no Vale.  Christine é socióloga e antropóloga, professora e responsável pelo setor de Gênero e Desenvolvimento do IHEID, editora da revista Gênero e Desenvolvimento, autora de vários estudos tanto no meio rural como urbano. Nos últimos anos, vem dedicando-se a refletir sobre as alternativas possíveis no campo da economia solidária. É co-autora, inclusive, de um artigo publicado online recentemente pela SOF, em português.

Nós da SOF vamos aproveitar a estadia da Christine conosco para uma conversa sobre pesquisa-ação e as potencialidades deste método no dia 8 de novembro às 10:00 em nossa sede, na Rua Ministro Costa e Silva, 36, Pinheiros. A atividade é aberta. Para participar, ligue para o número 11 3819-3876 e confirme sua presença (tratar com Elaine).