Nesta segunda-feira, 15 de maio, acontece a entrega do 9ª Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos. A SOF será uma das homenageadas da premiação, juntamente a Guilherme Boulos, Audálio Dantas, Cia. Os Crespos, Craco Resiste, Memorial da Resistência de São Paulo, Rede Sampa e Antonio Carlos Silva (TC).

A realização da premiação é do Coletivo Gato Seco e celebra os 60 anos do dramaturgo e escritor Austregésilo Carrano Bueno, que faleceu em 2008, após uma vida dedicada à escrita, à luta antimanicomial e à denúncia das violências psiquiátricas pelas quais passou quando esteve internado. Foi membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Representante dos Usuários no Conselho Nacional de Reforma Psiquiátrica e homenageado pelo Ministério da Saúde em 2003. É autor do livro “Cantos malditos”, que inspiraria o filme “Bicho de sete cabeças” (Laís Bodanzky, 2001). As esculturas que serão simbolizadas como prêmio são de autoria do artista plástico Julio Dojcsar.

O evento acontecerá no dia 15 a partir das 19h no Centro de Memória do Circo, localizado na Galeria Olido, centro de São Paulo, na Avenida São João, 473. O prêmio integra a semana do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marcado no dia 18 de maio. Nos intervalos da entrega do Prêmio acontecerão intervenções musicais e leituras.

 

Já receberam o Prêmio Carrano diversas pessoas e entidades relevantes para a luta feminista, antirracista e da esquerda em São Paulo, como Allan da Rosa, Comitê contra o Genocídio da Juventude Pobre, Negra e Periférica, Jornalistas Livres, Grupo Tortura Nunca Mais, Ilú Oba de Min, Mães de Maio, Raquel Trindade, entre muitos outros.