Na véspera do Dia Internacional de Luta das Mulheres, 7 de março, às 19 horas, acontece a abertura da exposição fotográfica “Mulheres Livres: Imagens Insurgentes” da companheira fotógrafa Elaine Campos. No mesmo dia e horário, também é lançada a instalação “Manifesto Poético Feminista”, pelo CIM, o maior acervo feminista da América Latina. As exposições estarão, especialmente no mês de março, na Passagem Literária da Consolação.

A visitação é gratuita, aberta ao público do dia 8 ao 31 de março de 2017, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h, aos sábados das 10h às 22h e aos domingos das 16h às 20h. A Passagem Literária da Consolação está localizada na Rua da Consolação, altura do nº 2423 (esquina com a avenida Paulista), em São Paulo.

A exposição fotográfica “Mulheres Livres: Imagens Insurgentes”, que reuniu em 2015 o trabalho da fotógrafa feminista Elaine Campos, com registros desde 2010, estará novamente reunida, agora, na Passagem Literária da Consolação, especialmente no mês de março, Mês Internacional das Mulheres. A exposição reúne fotos que retratam a presença das mulheres à frente da cultura contra-hegemônica, nas lutas sociais e na arte.

O Manifesto Poético Feminista é uma instalação de parte do acervo do CIM, com fotos, documentos e registros históricos da mobilização das mulheres no Brasil e no mundo. “É preciso reescrever a história da humanidade e colocar sob suspeita parte considerável do que foi escrito sobre as mulheres antes do século XVIII e o que vem depois, sob análise rigorosa”, diz Marta Baião, organizadora do CIM.

Para saber mais, acesse os eventos da exposição e da instalação.