A pesquisa “Sem Parar 2: o impacto da pandemia na vida e no trabalho das mulheres 5 anos depois” é uma iniciativa da SOF – Sempreviva Organização Feminista em parceria com a Gênero e Número, com apoio do Ministério das Mulheres. Seu ponto de partida é a pesquisa “Sem Parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia”, realizada em 2020. Na ocasião, por meio de um questionário online, foi possível coletar mais de 2.500 respostas de mulheres de todo o Brasil, mostrando, entre outras coisas, o impacto da pandemia no aumento do trabalho de cuidado na vida das mulheres. Um dos dados mais relevantes obtidos, por exemplo, foi o de que 50% das mulheres participantes passaram a cuidar de alguém durante a pandemia. Os resultados podem ser acessados no site: https://mulheresnapandemia.sof.org.br/

Com esta segunda edição da pesquisa, queremos seguir com os questionamentos para compreender como estão se organizando hoje as dinâmicas de trabalho remunerado e não remunerado a partir da experiência das mulheres em suas diferentes vivências no campo e nas cidades.

A expectativa é, mais uma vez, ter um número significativo de respostas de mulheres de todo o Brasil. Esperamos que esta pesquisa contribua para nosso entendimento e análises sobre as dinâmicas de trabalho na vida das mulheres.

Elaboramos um questionário em seis blocos de perguntas sobre o perfil de quem responde, seu engajamento na vida comunitária e sua percepção sobre as dinâmicas de trabalho remunerado, doméstico e de cuidado não remunerados.

O preenchimento do questionário é anônimo, leva de 15 a 20 minutos, e está disponível neste link: bit.ly/pesquisasemparar2