Entre os dias 11 e 14 de setembro, a SOF e a Marcha Mundial das Mulheres organizaram em São Paulo o curso de formação “Multiplicadoras da economia feminista – Região Norte, Centro-Oeste e Maranhão”, com representantes do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, e Tocantins.

O curso reuniu 24 participantes, com o objetivo de construir conhecimento, fortalecer a auto-organização das mulheres e a multiplicação dos aprendizados coletivos em seus territórios. Os temas tratados na formação tem como base a economia feminista e a construção de uma perspectiva crítica sobre a divisão sexual e racial do trabalho e do trabalho de cuidados. O curso também aprofundou os eixos essenciais para sustentabilidade da vida, como soberania alimentar e agroecologia, assim como as políticas relacionadas a natureza.

Conectando os conflitos locais e a solidariedade internacional, as militantes somaram forças no ato pelo fim do genocídio na Palestina. A manifestação aconteceu em São Paulo no dia 13 de setembro e reuniu movimentos sociais que compõem a Frente em Defesa do Povo Palestino de São Paulo.

Durante o curso, as participantes trocaram experiências sobre as alternativas construídas pelas mulheres e suas alianças. Destacamos, a luta pelo cuidado com a natureza a partir da demarcação de territórios indígenas, quilombolas e tradicionais e o reconhecimento de práticas ancestrais dos povos, contra a constante ameaça aos modos de vidas de suas comunidades. Se somam a essas necessidades, a luta contra as destruição e privatização dos bens comuns, dos serviços públicos e as falsas soluções contra a crise climática, como mercado de carbono.

A construção de alternativas compartilhada pelas mulheres envolveu experiências de rede de economia solidária e de artesanato, comercialização monetárias e não monetárias, como trocas e doação de alimentos, mudas e sementes; cozinha solidárias; horta comunitárias e quintais produtivos.

*O Curso de formação “Multiplicadoras da economia feminista” faz parte das atividades que compõe o projeto contemplado pelo Fomento n°954083/2023 do Ministério das Mulheres.