Entre os dias 07 a 10 de agosto, a SOF e a Marcha Mundial das Mulheres organizaram em São Paulo o curso de formação “Multiplicadoras da economia feminista – Região Sudeste”, com militantes da MMM do Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O curso reuniu 26 participantes, com o objetivo de construir conhecimento, auto-organização das mulheres e a multiplicação dos aprendizados coletivos em seus territórios. Os temas tratados na formação tem como base a economia feminista e a construção de uma perspectiva crítica sobre a divisão sexual e racial do trabalho e do trabalho de cuidados. O curso também aprofundou eixos essenciais para sustentabilidade da vida, como soberania alimentar e agroecologia.
As participantes conheceram a experiência construída no Espaço Cultural Monte Kemel, localizado na Vila Sônia. Nesse espaço coletivo, acontecem diversas atividades culturais envolvendo mulheres do bairro e a construção de uma horta comunitária. Na visita foi possível conhecer a experiência do projeto Agroecologia No Prato que ocorreu entre os meses de fevereiro e maio deste ano. Nesse espaço também acontece uma feira agroecológica da Esparrama com produtos da RAMA – Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras da Barra do Turvo.
Durante o curso, as participantes trocaram experiências sobre as alternativas construídas pelas mulheres e suas alianças, como o enfrentamento às transnacionais em seus territórios, a constante ameaça aos modos de vidas de suas comunidades, assim como a luta contra as privatizações dos bens comuns e serviços públicos. A construção de alternativas compartilhada pelas mulheres envolveu experiências de coletivização do trabalho doméstico e de cuidados, assim como o fortalecimento da luta antirracista em territórios urbanos e periféricos.



































*O Curso de formação “Multiplicadoras da economia feminista” faz parte das atividades que compõe o projeto contemplado pelo Fomento n°954083/2023 do Ministério das Mulheres.