Após os processos do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”, a Marcha Mundial das Mulheres de Minas Gerais se reuniu nos dias 07 e 08 de dezembro de 2024 em um encontro estadual para planejar suas atividades de 2025. Estiveram presentes 112 participantes de 15 municípios mineiros.

O encontro foi possibilitado pelo apoio de Fomento do Ministério das Mulheres (nº 958564/2024) em contou com apoio da equipe da SOF Sempreviva Organização Feminista para sua realização. Além de refletir sobre a agenda de lutas, as militantes também construíram sua análise de conjuntura e debateram estratégias de organicidade no movimento.

Em 2025, a Marcha Mundial das Mulheres tem um calendário de lutas intenso devido à sua 6ª Ação Internacional. As ações acontecem de cinco em cinco anos e são momentos importantes de mobilização e atualização do movimento.

As mulheres compartilharam o calendário da ação e debateram o sentido da ação a partir de seu lema, “marchamos contra as guerras e o capital, defendemos a soberania dos povos e o bem viver”. A ação puxa uma reflexão sobre as diversas de formas de guerra do capital, assim como de soberanias populares que envolvem as várias dimensões da vida, como nossos corpos e tecnologias.

As tendas, símbolos da 6ª Ação, serão articuladas nas atividades brasileiras, sendo espaços de articulação, denúncia e exposição de alternativas. Em grupos, as militantes debateram temas e ações possíveis para realização no estado, como caravanas, rodas de conversa, encontros territoriais e ações de solidariedade, ações de comunicação, de agroecologia urbana e de formação.

Confira uma síntese dos debates no site da Marcha Mundial das Mulheres, clicando aqui.