No último dia 9 de janeiro nos despedimos da militante e acadêmica feminista Eleni Varikas. Grega radicada na França, Varikas era professora emérita da Universidade de Paris e autora de diversos artigos e livros fundamentais nas Ciências Sociais.

No Brasil suas obras publicadas são “A escória do mundo: figuras do pária”, pela Editora Unesp (2014), “Pensar sexo e gênero”, pela Editora Unicamp (2016). Também é coautora de “O gênero nas Ciências Sociais” pela Editora UnB e Unesp (2015). Varikas também colaborou com a editora da Fundação Perseu Abramo no prefácio de “União Operária”, de Flora Tristán.

Faça o download gratuito do livro aqui.

Em setembro de 1998 Varikas concedeu uma entrevista publicada pela SOF na primeira edição do periódico Folha Feminista, em 1999. Em suas reflexões Varikas comentou sobre as armadilhas do liberalismo nas reivindicações das lutas operárias, e a necessidade de questionar o papel da família patriarcal para que as mulheres da classe trabalhadora alcancem verdadeira autonomia e independência. Pois sem isso, o movimento operário não alcançará sua plena emancipação.

Saudamos o legado e memória de Eleni Varikas para a construção de uma outro mundo e suas relações, até que todas sejamos livres!

Confira a entrevista, clique aqui.