No dia 23 de junho, às 19h, a SOF recebe as escritoras Miriam Alves, Bianca Santana e Jenyffer Nascimento para o debate “As mulheres negras na literatura”. A atividade faz parte da atuação da SOF como Ponto de Cultura Feminista na cidade de São Paulo, tendo desenvolvido já outras atividades sobre cultura, comunicação e arte desde o início de 2015, com o objetivo de ampliar o alcance, a circulação e a produção da cultura feminista.

“Durante muito tempo a literatura foi uma expressão cultural afastada da maioria da população e valorizada como um dom exclusivo dos homens brancos e das elites. O questionamento de paradigmas artísticos e literários ao longo de décadas abriu margem para a inserção de novos sujeitos nas temáticas e produções literaturas, entretanto, ela ainda se apresenta como um meio extremamente desigual”, diz Carla Vitória, da equipe da SOF.

Em 2016, o ano em que a FLIP, o principal evento literário do país, resolve voltar os olhos à literatura produzida por mulheres, a programação não conta com participação de escritoras negras. “A estigmatização das mulheres negras na literatura e falta de visibilidade das escritoras negras são frutos de um sistema racista e empobrecem as artes literárias à medida que afasta as vidas vividas das narradas e das múltiplas possibilidades de escrita”, ela completa.

A SOF, como entidade que atua há décadas no movimento feminista e na transformação da vida das mulheres, compreende que o incentivo à criação e difusão da literatura produzida por mulheres negras é fundamental para que a cultura seja realmente transformadora.

As escritoras convidadas são algumas das responsáveis por produções e trabalhos de grande importância e impacto na cultura e na sociedade. Bianca Santana é professora de comunicação e autora do livro “Quando me descobri negra”, que reúne histórias de meninas e mulheres sobre a compreensão de suas identidades e do racismo velado. Em 2015, a SOF foi responsável por uma entrevista em vídeo com a autora, disponível aqui. Miriam Alves é autora de cinco livros, além de participar de diversas antologias e dos Cadernos Negros, onde publica poemas. Também participou do movimento Quilombhoje, que atua para incentivar e difundir a literatura afro-brasileira. Jenyffer Nascimento é educadora, autora do livro Terra Fértil, lançado pelo coletivo Mjiba, no qual atua, e participa, em São Paulo, de saraus, que são um importante espaço de resistência cultural.

O debate contará também com uma banquinha com a venda dos livros das participantes.

convite-debate-mulheres-negras-na-literaturaServiço:
“Mulheres negras na literatura”
23/06, às 19h na Rua Ministro Costa e Silva, 36, prox. metrô Fradique Coutinho
Gratuito e aberto ao público