Acaba de ser publicado um dossiê temático sobre economia feminista, disponível também online. O dossiê é a 52ª edição da Revista Temáticas, publicação semestral dos pós-graduandos em Ciências Sociais da Unicamp. A organização é de Fabiana Grecco, Juliane Furno e Marilane Teixeira.

A edição homenageia Marielle Franco, vereadora que foi executada em 2018, e traz o texto “Diálogos difíceis… violência contra a mulher – estruturante do modelo de exploração e acumulação”, uma transcrição literal de sua apresentação oral no seminário “Diálogos difíceis, diálogos possíveis: questões contemporâneas dos feminismos”, em 2017.

O dossiê parte da percepção de que a economia feminista ainda é pouco difundida no espaço acadêmico brasileiro, em descompasso com parte significativa de grupos feministas que têm economia feminista como chave de compreensão e ação para a transformação da economia. As contribuições da SOF para a economia feminista no Brasil são mencionadas na apresentação do dossiê, e algumas experiências e reflexões são expostas em artigos no interior da revista.

Em “Agroecologia e feminismo no Vale do Ribeira: contribuição para o debate sobre reprodução social”, Isabelle Hillenkamp e Miriam Nobre apresentam os resultados da pesquisa-ação realizada junto a mulheres agricultoras do município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira (SP), apoiada pela SOF. Elas analisam as transformações sociais impulsionadas no trabalho e na vida das mulheres e a constituição da agroecologia a níveis nacional e local.

Em “A economia feminista e a crítica ao paradigma econômico predominante”, Marilane Teixeira, integrante da diretoria da SOF, “discute a construção de um novo marco conceitual para a disciplina da economia tendo como referência a insatisfação crescente das economistas, pesquisadoras e feministas com a abordagem da economia dominante”.

Tica Moreno, no artigo “Economia feminista em movimento: experiências e desafios teórico-políticos a partir das lutas das mulheres”, apresenta, a partir de estratégias, metodologias e ações do movimento feminista, os argumentos, acúmulos e desafios teóricos e políticos para o desenvolvimento da economia feminista identificada com a corrente rupturista.

A edição também traz textos de Eugenia Troncoso Leone e Luciana Portilho, Thaís de Souza Lapa, Catarina Casimiro Trindade, Fabiana Sanches Grecco, traduções de Cristina Carrasco Bengoa e Antonella Picchio, e resenhas de Bianca Briguglio sobre “Gênero e Desigualdades: Desafios da Democracia no Brasil” e Priscila von Dietrich e Cecília Severo sobre “Calibã e a bruxa”.

A revista inteira está disponível neste link e os artigos mencionados estão disponíveis aqui, aqui e aqui, seguindo a ordem do texto.