No dia 24 de março deste ano acontecerá a jornada “La Bolsa o la Vida: conflictos y alternativas entre economía y vida”, em Bilbao, no País Basco, Estado Espanhol. Miriam Nobre, engenheira agrônoma integrante da SOF, estará presente na mesa “Economía solidaria y feminista: relocalizando la sostenibilidad de la vida”, composta também por Daniela Osorio, da XES (Xarxa d’Economia Solidària).

A partir de discussões sobre economia solidária e feminista, o encontro tem como objetivos refletir e difundir conhecimentos para a construção de modelos e práticas socioeconômicas centradas na vida das pessoas, e não no lucro, no capital e na exploração. Com base na autogestão e na reciprocidade, a economia solidária busca mostrar que a economia capitalista, apesar de predominante em nossa sociedade, não é a única forma de organizar o trabalho, a distribuição e o consumo.

Enquanto protagonistas de um grande número de experiências de economia solidária, as mulheres avaliam sua participação não apenas do ponto de vista da remuneração econômica. Para elas, é também importante o processo de aprendizado, convivência e a abertura para a discussão de temas que fazem parte de seus cotidianos, como a saúde reprodutiva ou a violência doméstica.

A economia solidária, em diálogo com a economia feminista, abre a possibilidade de superar fragmentações entre produção e reprodução, entre político e econômico. Suas práticas se constituem, portanto, como uma economia política da resistência.