Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, agricultoras da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA) e consumidores de Grupos de Consumo Responsável (GCRs) da Grande São Paulo se encontraram no 5º Encontro de Redes de Comercialização Solidária. O evento ocorreu em diversos bairros do município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, e também reuniu empreendimentos solidários da cidade de São Paulo e membros da Cooperquivale.

Cerca de 40 representantes dos GCRs estiveram presentes, entre participantes dos grupos:  Comerativamente, ITCP-USP, CAUS, CCRU SOLO, CCRU Associação Oeste de Diadema, Horta di Gueto e SOF (Feminismo & Agroecologia). Estes grupos vêm tecendo a rede de comercialização com os grupos de mulheres do Vale do Ribeira desde o ano de 2016.

Já A RAMA é composta por grupos de mulheres de 8 comunidades da Barra do Turvo, sendo eles: As Margaridas (Bairro Indaiatuba), Rosas do Vale (Bairro Córrego da Onça e do Franco), As Perobas (Quilombo Terra Seca), Mulheres do Quilombo Ribeirão Grande, Mulheres do Quilombo Cedro, Mulheres do Bairro Rio Vermelho, Grupo Esperança (Bairro Bela Vista), Mulheres do Conchas.

Durante o intercâmbio, os consumidores puderam visitar os locais onde os alimentos agroecológicos são produzidos, trocar experiências com as agricultoras, construir conhecimentos e dialogar sobre o funcionamento da rede e a necessidade de fortalecê-la.  A programação foi composta por andanças nas roças, muitas conversas, cafés e oficinas sobre o processo de elaboração dos alimentos, como é o caso da manteiga, das bananas e inhames chips, do açúcar mascavo e do biju. Como disse Rafaela, uma das pessoas mais jovens da vivência, “aprendemos que a roça é um trabalho que não é fácil, dá muito trabalho”.

IMG_8380A quermesse do dia de São Sebastião no Quilombo Ribeirão Grande também fez parte da programação. Algumas participantes ajudaram a retocar e barrear a fornalha onde foram assados alimentos para a quermesse, e também contribuíram com os preparativos.  O bingo e os festejos animaram as conversas na soleira da cozinha coletiva.

Já no domingo, o dia foi iniciado com uma grande roda que abarcou apresentações de todos os grupos. A RAMA se apresentou com o poema construído pelas mulheres da Barra do Turvo. Ainda foram formados grupos de trabalho que reuniram membros dos grupos de consumo e também da RAMA, com o intuito de discutir temas pertinentes à comercialização. As discussões dos grupos foram socializadas com o coletivo e proporcionaram avanços nas elaborações coletivas sobre a rede. O dia foi finalizado com uma grande roda e um almoço coletivo.

Para Jane, do Quilombo Terra Seca, “essa união nossa, nós se sente mais fortalecido depois desse encontrão, dá força para estar sempre na luta, na roça, nas reuniões, em todo o lugar que a gente estiver para levantar esse povo e dar assistência para todo mundo, pro povo que está precisando de nós, nossas famílias e filhos”. “A gente pensando no povo de São Paulo, pra eles comer bem, e eles pensando em como ajudar a gente por aqui também. Foi muito lindo mesmo. Que Deus abençoe esse povo de São Paulo e a luta deles lá de convencer os outros a comer melhor. Que essa RAMA cresça cada vez mais e se fortaleça”, disse a agricultora Izaldite, do bairro Bela Vista.

Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras

No Vale do Ribeira
As mulheres se uniu
Com o trabalho na Agroecologia
As portas se abriu

A saúde melhorou
E o clima agradou

Em 2015, a SOF apareceu
Foi aí que conhecemos
São Paulo, Brasil, povo meu
Campo e cidade

O nosso grupo com carinho
e muita união,
Resgatou muitas mulheres
Que estavam em depressão

Vamo lá companheirada
Sair da situação
Somos todas agricultoras
E fazemos mutirão
Enfrentamos de tudo
Para aumentar a produção.

O trabalho é agradável
Aqui nós se anima
Temo tudo anotado
Na caderneta nós assina

Muitas mulheres que nos viram
Para o grupo vem chegando
Sabendo que aqui
Ninguém tá se enganando

Aqui no grupo nós já temos
Mulheres se aposentando
Com o trabalho que vem feito
Documento se ajeitando

Saímos cedo da cama
O trabalho nos chama
Fazemos a nossa feira
Que é muito bacana

Já plantamos
Já vendemos
E agora nosso grupo
Leva o nome da RAMA

(Jane Aparecida Santos)