No próximo sábado, 28 de setembro, mulheres de diversas organizações se reunirão no vão do MASP, em São Paulo, a partir das 14h, para uma aula pública pela legalização do aborto e justiça reprodutiva. A iniciativa é da Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. A data marca o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Legalização e Descriminalização do Aborto. A data nasceu em 1990, no Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, na Argentina, e é mais um dia de luta feminista por aborto legal, seguro e gratuito.

A aula pública terá início às 14h, e será ministrada por Sonia Coelho, da SOF e da Marcha Mundial das Mulheres, por Paula Souza, do NUDEM, e por outras companheiras. A SOF já produziu diversos materiais sobre a realidade do aborto e a luta por sua legalização, e este é também um dos temas frequentes em suas atividades e formações, por entender que legalizar o aborto é uma etapa fundamental no fortalecimento da autonomia das mulheres.

Antes da aula pública, às 11h, a Frente Nacional convocará um tuitaço contra a criminalização das mulheres e em defesa da revista AzMina, que publicou recentemente informações públicas da OMS sobre aborto e está sendo ameaçada pela ministra Damares Alves.

Durante e após a aula pública, haverá uma panfletagem no MASP, dialogando com a população sobre o controle e o moralismo que levam à criminalização das mulheres que abortam, e sobre a realidade dessas mulheres. Para a aula pública, recomenda-se que todas/os levem cangas, cadeiras ou almofadas próprias, já que acontecerá ao ar livre, no vão do MASP.