Há meses acompanhamos atentas cada passo da luta pela legalização do aborto na Argentina. Nos solidarizamos ativamente, nos somamos às convocações de pañuelazos mundo afora. Compartilhamos as lágrimas e abraços de alegria na votação favorável ao projeto de lei na Câmara, e de indignação com a votação reacionária no Senado argentino – que manteve a clandestinidade do aborto ao barrar o projeto, negando a autonomia das mulheres. A mobilização gigantesca das argentinas colocou a luta pela legalização do aborto em outro patamar naquele país, e nos inspira a pensar juntas sobre os desafios que enfrentamos para avançar aqui no Brasil.

Escrevemos esse texto inspiradas no que aprendemos com nossas hermanas e nos debates coletivos sobre a nossa luta pelo direito ao aborto. Nosso objetivo com esse texto é compartilhar esses debates, e mais que isso, convocar o conjunto da militância democrática e socialista para a defesa ativa e incontornável da justiça social e autonomia das mulheres.

O artigo de Tica Moreno e Luiza Mançano para a 7ª edição da revista Democracia Socialista está disponível para download aqui. Para acessar a revista inteira, clique aqui.