A cartilha “Feminismo e autonomia das mulheres: caminhos para o enfrentamento à violência” está impressa e sua versão web já está disponível para baixar neste link.

São dois textos: o primeiro, “Centralidade da autonomia das mulheres no enfrentamento ao sistema patriarcal”, discute temas como a banalização e mercantilização do corpo das mulheres, a imposição da maternidade e a divisão sexual do trabalho, e propõe a autonomia como eixo da resposta feminista.

O segundo texto, “Sem culpa, nem desculpa! Mulheres livres da violência!”, traz reflexões sobre a estrutura da violência contra as mulheres, e pontos que permitem avançar na luta por uma vida sem violência. Segundo esta linha de pensamento, a violência “deve ser olhada desde uma perspectiva histórica, que engloba a interação entre vários fatores. Em nossa realidade, isso significa estabelecer conexões entre o processo de colonização do Brasil e a formação do capitalismo patriarcal e racista.”

A cartilha, escrita por Nalu Faria, Renata Moreno, Carla Vitória e Sonia Coelho, é parte dos materiais de formação produzidos para a campanha “Sem culpa, nem desculpa”, em parceria com a Marcha Mundial das Mulheres. “Nosso objetivo é que os textos provoquem debates coletivos e, assim, contribuam para a formação e ação feministas das mulheres em movimento”, diz o texto de apresentação.