Desde 2015, a SOF acompanha as mulheres agricultoras, indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira. A assistência técnica, o companheirismo e a responsabilidade de responder juntas às demandas de cada grupo, nos levaram a participar de mutirões, organizar feiras e esquemas de comercialização, e também a produzir um documentário de média-metragem.

O vídeo, intitulado “Cultura e tradição no Quilombo Cedro”, retoma as origens deste quilombo, desde sua fundação, passando pela formação das famílias, até a geração de hoje. Para isso, contou com relatos e reflexões de quilombolas de todas as idades.

Construído inteiramente a partir de depoimentos, o documentário discute o sentimento de pertencimento sobre as origens. Propõe, também, driblar a falta de conhecimento sobre a história de lutas da região, marcada por conflitos de terra. “Para estarmos aqui hoje não foi fácil, não. Tivemos que lutar”, afirmou Roseane, quilombola.

“Cultura e tradição no Quilombo Cedro” foi gravado durante o dia de São Pedro, em junho, quando são organizadas festas com dança, comida, ritos religiosos, fogueira e música. O vídeo está disponível inteiro em nosso YouTube:

Além deste, outros vídeos sobre as mulheres do Vale do Ribeira também estão em nosso canal.