“Caminhos da autonomia: agroecologia e feminismo no Vale do Ribeira” é um curta-metragem que sintetiza o trabalho realizado desde 2015 entre a SOF Sempreviva Organização Feminista e as mulheres agricultoras do Vale do Ribeira. A proposta de construção de autonomia a partir da agroecologia e do feminismo passou por muitas etapas – desde conhecer as mulheres, ganhar confiança e parceria até organizar a comercialização de alimentos para cinco grupos de consumo da capital.

O vídeo mostra um pouco do cotidiano das mulheres, suas reflexões pessoais sobre o sentido desse trabalho e quais foram as principais mudanças em suas vidas e em seus bairros. “As mulheres se libertaram da dependência masculina, aquele negócio do homem estar sempre provendo tudo. A mulher está liberta hoje, ela está aprendendo a andar com as próprias pernas. Ela está aprendendo que ela pode ganhar, plantar, colher, vender, ela pode tudo, pode tanto quanto o homem”, diz Rubia Fonseca, pescadora, durante o vídeo.

Também aparecem relatos sobre a história de construção da agroecologia feminista a nível nacional, os avanços e tensões políticas, a partir da visão de organizações e movimentos aliados. Estão presentes falas de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento da Mulher Trabalhadora do Nordeste (MMTR-NE), Movimento de Mulheres Campesinas (MMC) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

O vídeo está disponível no Youtube da SOF e conta com legendas em inglês.