Hoje (23) a Marcha Mundial das Mulheres disponibilizou a versão online de seu jornal, dedicado exclusivamente a explicar o que é a Reforma da Previdência, quais os seus impactos e porque ela precisa ser barrada.

A versão online pode ser baixada aqui ou através do site da MMM.

Intitulado “Vamos entender como estão querendo roubar os direitos de aposentadoria das mulheres”, o jornal mostra, em linguagem simples, quais os perigos da Reforma da Previdência para a vida das mulheres. No material, estão listadas “4 mentiras que o governo golpista conta”, denunciando as informações falsas de que haveria um rombo na Previdência, e expondo também as grandes empresas, como Vale e JBS, que têm grandes dívidas com a Previdência.

Além disso, o jornal trata sobre a desigualdade no mercado de trabalho, que recai principalmente sobre as mulheres negras, e sobre as alterações que interferem diretamente na vida das mulheres, como o fim da aposentadoria por idade, dos casos especiais de aposentadoria por ocupação (como professorado e trabalho rural) e o aumento da idade mínima para mulheres. “As mulheres são a maioria entre as pessoas desempregadas, são as que ocupam os empregos mais precários e informais, sem carteira assinada. Esse projeto de mexer na previdência é perverso com as mulheres em geral, mas ainda pior para as negras e as mulheres rurais, para as professoras e muitas trabalhadoras domésticas que só há pouco tempo começaram a ter direitos trabalhistas”, diz o material.

Ao final do jornal, a MMM incentiva o público a lutar contra o fim da aposentadoria, encorajando as mulheres a “participar e promover reuniões, aulas públicas, atividades de debate e de informação sobre essa proposta nos bairros, nas praças, locais de trabalho” e a “fortalecer e ampliar as lutas feministas de todos os dias por justiça, liberdade e igualdade”.

Para saber mais sobre as críticas à Reforma da Previdência, acesse aqui em nosso site os artigos de Sonia Coelho e Marilane Teixeira e o manifesto dos movimentos de mulheres.