A publicação “Desafios feministas para enfrentar o conflito do capital contra a vida” foi lançada em setembro de 2017 pela SOF e Marcha Mundial das Mulheres. Além de atualizar os debates feministas sobre a luta contra o neoliberalismo, os textos pretendiam somar ideias para a preparação do encontro em Montevidéu da Jornada Continental Pela Democracia e Contra o Neoliberalismo.

O primeiro texto, assinado pela Marcha Mundial das Mulheres (MMM), é intitulado “As mulheres resistem! Desafios para o feminismo em tempos de ofensiva conservadora”. Traz uma síntese dos acúmulos do movimento em sua trajetória de lutas, demarcando suas posições para a conjuntura. “Quando dizemos NÃO ao projeto de dominação neoliberal, abrimos os caminhos para a construção das nossas propostas, baseadas nos princípios de harmonia com a natureza, solidariedade, coletividade, complementariedade e redistribuição”, diz o texto sobre as bases da resistência.

O segundo, “A resistência feminista contra o livre comércio e a luta das mulheres pela autonomia sobre o corpo, trabalho e território”, propõe uma análise sobre as dinâmicas atuais do neoliberalismo, com ênfase nos acordos de comércio propostos nos últimos anos. A autoria é de Clarisse Paradis, militante da MMM no Brasil, de Viviana Barreto e Natalia Carrau, integrantes de REDES-Amigos da Terra Uruguai, organização com a qual compartilhamos processos de lutas anticapitalistas pautados pelo feminismo e pela justiça ambiental.

A publicação agora está disponível também em versão digital, com opções em português e espanhol. Para baixar, basta entrar neste link.