No dia 20 de agosto, a Tapera Taperá, livraria e espaço cultural do centro de São Paulo, recebeu o minicurso de Introdução à Economia Feminista, ministrado por Maria Lúcia Silveira, Marilane Teixeira, Miriam Nobre e Tica Moreno. O minicurso contou com a presença de aproximadamente 25 participantes, bem diversas entre si: pessoas ligadas ao jornalismo, ao direito, à agroecologia, à luta por moradia, a cooperativas etc.

A socióloga Maria Lúcia cumpriu o papel da introdução e mediação do debate. Segundo ela, “diante do quadro de enfrentamento dos ajustes ultraneoliberais, as reformas da previdência e trabalhista, essa crítica da economia feminista é muito mais vital”.

A economista Marilane Teixeira, pesquisadora do CESIT/Unicamp e presidenta da SOF, trouxe os princípios da economia feminista, explicando os motivos pelos quais esta questiona os paradigmas da economia hegemônica. O olhar para os processos de vida e reprodução denuncia uma invisibilidade do trabalho das mulheres, e propõe um novo paradigma de sustentabilidade da vida humana, em resposta ao conflito capital-vida.

Em seguida, Tica Moreno, da SOF, contou sobre como a economia feminista se traduziu em uma agenda do movimento, como aconteceu, por exemplo, no processo de luta contra a ALCA. Miriam Nobre, da SOF, reforçou uma ponte entre a economia feminista e a agroecologia, a partir da lógica da vida concreta das mulheres rurais, que resistem ao agronegócio e lutam contra a divisão sexual do trabalho.

No debate, as e os participantes trouxeram questões interessantes: a aposta em intercâmbios de saberes, a questão do Estado em relação a esta abordagem econômica, a educação das mulheres, o questionamento do empoderamento individual, entre outros. Os comentários finais das palestrantes pincelaram alguns pontos-chave, como a interdependência dos sujeitos e da natureza, o enfrentamento aos ajustes e à acumulação a partir de um olhar antissistêmico e feminista, e apontaram para o desejo, entre todas as participantes, de fazer novos momentos formativos como este no futuro.

Em nosso site, estão disponíveis diversos artigos e publicações sobre a economia feminista. Acesse.