Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a FFLCH-USP sediará o Workshop Internacional “Trabalho, cuidado e políticas públicas: um olhar sobre a América Latina”. As atividades serão todas na sala 14 do Conjunto Didático de Ciências Sociais e Filosofia da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, próxima ao metrô Butantã.

Estarão presentes pesquisadoras/es de oito países para apresentar suas contribuições ao tema. A Conferência de abertura, com Lais Abramo (CEPAL-Chile), discutirá sistemas integrados de proteção social na América Latina.

Ao longo do Workshop, serão analisadas as realidades do Japão, Brasil, Estados Unidos, França, Uruguai, Colômbia, Argentina, Chile, a partir das chaves de compreensão da divisão sexual do trabalho, da divisão internacional do trabalho, da luta antirracista e das políticas de proteção social.

Comparação sul-sul

O Workshop foi organizado pelo Departamento de Sociologia da USP e pelo CEBRAP a partir de uma compreensão comum da urgência em analisar o trabalho de cuidados na América Latina. “É muito comum a comparação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, países do norte e do sul. Nossa ideia é de que seria interessante fazer um estudo comparando os países dentro do sul, na América Latina, observando convergências e diferenças no trabalho de cuidado”, explica a pesquisadora Helena Hirata, co-organizadora do evento junto a Nadya Araújo Guimarães.

Migração e trabalho

“Outra questão é a da migração para o trabalho de cuidados. Tem gente que vai para os Estados Unidos, Espanha, Itália, mas também acontece o movimento sul-sul: cuidadoras que migram de um país para outro na América Latina”, diz ela. Consta na programação um painel específico sobre isso, que tratará dos circuitos da imigração para o trabalho de cuidados no Chile e na Argentina, com a presença das pesquisadoras Natacha Borgeaud-­Garciandía (FLACSO e  CONICET, Argentina)  e Irma Arriagada (Centro de Estudios de la Mujer, Chile).

Mulheres e cuidados

A pesquisadora Helena Hirata, autora do Dicionário crítico do feminismo, estará presente em um dos debates, com a apresentação de estudo comparativo entre Brasil, França e Japão no que diz respeito à centralidade do trabalho das mulheres. “Diante desses países muito diferentes, a proposta é discutir por que são só mulheres que fazem o trabalho de cuidados e por que esses trabalhos são tão mal pagos. A vida das pessoas, principalmente crianças e idosos, depende desse trabalho. Se não tivesse esse cuidado, essas pessoas não sobreviveriam”, explica.

Helena já colaborou para a SOF com um capítulo no caderno Cuidado, trabalho e autonomia das mulheres (2012), participou do Seminário internacional “Feminismo, economia e política” (2010), dentre inúmeras outras contribuições.

A participação no workshop é gratuita, mas, devido ao número limitado de lugares, estão abertas inscrições neste link. A programação completa está disponível aqui.