Está disponível para download o artigo “Violência contra as mulheres no controle sobre os territórios: Reflexões sobre o Vale do Ribeira”, de autoria de Gláucia Marques, Miriam Nobre, Sheyla Saori e Vivian Franco. O texto propõe um debate sobre a violência contra as mulheres do campo a partir das experiências vivenciadas no Vale do Ribeira. “Por meio da violência sexista é exercida a subjugação e o controle das mulheres por parte de homens, conhecidos ou não, que as consideram como “coisa” e não como seres humanos com vontades próprias”, dizem elas na introdução do texto.

O Vale é um lugar conhecido pelas autoras, que desenvolvem assistência técnica na região e participam de perto dos mutirões, dos processos de cultivo, de comercialização e mesmo dos debates sobre trabalho e feminismo com as mulheres agricultoras, indígenas e quilombolas. Além disso, as experiências da Marcha Mundial do município de Registro são outro ponto de partida para a reflexão sobre a violência no Vale.

“Organizamos relatos de vivências quanto ao território, à memória, às manifestações cotidianas. Ainda que não aborde todas às dimensões envolvidas, pretendemos que este seja apenas um ponto de partida que deve desdobrar-se na análise do atual contexto”, pontuam elas, que compõem a equipe técnica da SOF Sempreviva Organização Feminista. As atividades e os processos desenvolvidos entre a SOF e as agricultoras estão descritos nas notícias no site taggeadas pela categoria “agroecologia”.

O artigo compõe a série de publicações online da SOF “Debates feministas”. O download é gratuito, com acesso disponível através deste link.