No dia 10 de Agosto aconteceu em Brasília o Ato Aquilombar “Território demarcado, liberdade conquistada”, organizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). O evento reuniu mais de 5 mil pessoas reivindicando os direitos dos quilombolas e na luta contra o racismo, a violência e a desigualdade.

O evento traz, entre os objetivos, propor e reafirmar políticas públicas voltadas as comunidades quilombolas, estejam elas no campo ou na cidade. Foram realizadas plenárias nos temas de educação, agricultura, saúde, previdência social, violência e regularização fundiária, para discutir, dialogar e construir propostas de forma coletiva. Vizando fortalecer ainda mais a força política, foram apresentados os lançamentos das candidaturas de chapas individuais e coletivas quilombolas para as eleições de 2022.

Em tempos de retrocessos, vista a atual conjuntura política, é fundamental e de extrema importância o protagonismo da luta quilombola na capital federal, proporcionando o direito de voz, em especial para as mulheres e juventude preta deste país. Atualmente, no Brasil, o IBGE reconhece a existência de mais de 5.900 quilombos presentes em 1.674 municípios, sendo que desses, menos de 200 estão totalmente demarcados e titulados.

Pela defesa da democracia e reconhecimento e proteção de seus territórios, esse ato é um marco, concretizando a primeira caminhada em Brasília protagonizada pelos quilombolas, onde foi evidenciada a força e união desse povo, que, ao longo da história, e até hoje, protege a natureza e cultura do nosso Brasil.