Neste sábado, dia 24 de março, das 10h às 17h, o Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã receberá oficinas, rodas de conversa, música, artesanatos e alimentos produzidos por mulheres. O Ponto está localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 250, a 1,1km de distância do metrô Butantã. De lá também saem várias linhas de ônibus.

As expositoras fazem parte da AMESOL (Associação de Mulheres da Economia Solidária de São Paulo), que há alguns anos organiza feiras só de mulheres pela cidade de São Paulo. A feira é um espaço importante para as produtoras se reunirem, organizarem coletivamente o evento e conhecerem novas e novos compradores.

Para quem quer conhecer, é uma oportunidade para estar junto, trocar conhecimentos e comprar artigos que são produzidos sob a lógica da democracia, da cooperação e da solidariedade. Dentre os produtos, pode-se mencionar colares, bijuterias, cosméticos naturais, roupas, bolsas, tapeçarias, cerâmicas, cadernos, brinquedos, turbantes, além de alimentos em conserva, pães, doces e salgados para comer lá mesmo.

Estar de frente com as próprias mulheres artesãs e produtoras, ter acesso às histórias de seus processos de produção e da singularidade dos produtos, são diferenciais deste tipo de consumo — muito diferente das compras padronizadas em grandes lojas de departamento que exploram homens e mulheres em trabalhos precários e sem direitos.

A entrada na feira é gratuita e, além da exposição de artesanatos e alimentos, estão agendadas atividades durante o dia. Já estão confirmadas oficinas com as próprias expositoras, rodas de conversa sobre a luta pela democracia e sobre saúde da mulher, e uma apresentação musical ao vivo.

Neste semestre, a Feira de economia solidária e feminista acontecerá mensalmente no Ponto do Butantã, sempre aos sábados. Em breve, divulgaremos todas as próximas datas.

Feira de economia feminista e solidária

24/03, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Av. Corifeu de Azevedo Marques, n° 250 (a 1,1km de distância do metrô Butantã. De lá também saem várias linhas de ônibus.)

Organização: AMESOL

Parceria: Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã, Sempreviva Organização Feminista e Marcha Mundial das Mulheres

Apoio: FAI-UFSCAR