A delegação do Ceará pretende levar 80 mulheres para participar do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em agosto, sendo 40 delas de Fortaleza e outras 40 do interior do estado. Como parte do processo de organização, foram realizadas rodadas de formações territoriais, tendo como principal tema o debate sobre a concepção da MMM acerca do feminismo. As atividades ocorreram a partir dos lugares de organização do movimento no estado, que são: o Comitê Sertão Central (Quixadá, Quixeramobim, Choró e Banabuiú), o Comitê Inhamuns (Crateús, Ipu, Ipaporanga, Nova Russas e Quiterianópolis) e o Comitê Fortaleza (diversos bairros e Núcleo Universitário na UECE).

A primeira etapa teve como objetivo debater, fortalecer e reafirmar o feminismo da MMM. De acordo com essa perspectiva, a construção de uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens perpassa, imprescindivelmente, pela auto-organização das mulheres. Foram realizados encontros territoriais no Sertão Central e nos Inhamuns, tendo participação total de 40 mulheres. A segunda etapa de formações teve como tema a Mercantilização do Corpo e da Vida das Mulheres, e trouxe como central a reflexão sobre a Prostituição, a partir da percepção dessa atividade como uma expressão da lógica machista e patriarcal que violenta e explora as mulheres.

Por fim, foi debatida a Autonomia sobre os corpos das Mulheres, questionando a maternidade como imposição, e não como escolha. Essa discussão trouxe à tona também o tema do aborto e a necessidade de se debatê-lo de forma ligada com a realidade das mulheres, bem como a necessidade de se posicionar diante de um tema tão polêmico.

Além da reflexão sobre esses assuntos, discutiu-se também a organização necessária para a ida da delegação do Ceará ao Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, tanto as ações financeiras quanto os próximos momentos de formação política. Em ambos os comitês, criaram-se agendas locais de atividades, como: bazar, rifas, bingo e feijoada, além da busca de apoio a partir dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios. Foram realizadas ainda duas atividades de apresentação da Marcha e de debate sobre feminismo com mulheres de Sobral, Forquilha e Massapê, que contribuíram para fortalecer a construção de um comitê naquela região.

noticias_2013-07-26_ceara-realiza-encontro_1

Encontro Estadual da MMM do Ceará

Os debates culminam em um Encontro Estadual que acontecerá em Fortaleza, no dia 27 de julho. É esperada a participação das 80 mulheres que irão a São Paulo, vindas de todo o Ceará. Será um espaço para aprofundar sua percepção feminista e para finalizar a organização da delegação. No encerramento do Encontro Estadual, será realizado um ato contra a Prostituição, na Praia de Iracema, ponto turístico de Fortaleza que contribui e fortalece o tráfico e exploração das mulheres.

O mês de agosto será exclusivamente dedicado à captação de recurso financeiro para o Encontro, intensificando as atividades e buscando mais parcerias. A saída da delegação está prevista para o dia 22 de agosto. O clima já é de ansiedade entre as militantes, que pretendem reencontrar as companheiras de outros estados, fortalecer o feminismo como prática e trocar experiências durante o evento. O 9º Encontro Internacional da Marcha acontece pela primeira vez no Brasil entre os dias 25 e 31 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

noticias_2013-07-26_ceara-realiza-encontro_2