Com um sorriso no rosto a cada lembrança da longa caminhada, dos dias distantes da família e da determinação em mostrar ao Brasil sua força, as mulheres cantaram, em uníssono, a música “Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres”, resgatando as memórias da 3ª Ação Internacional da MMM, que aconteceu em 2010. Foi assim que começou a Plenária Estadual da Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do Norte, reunindo sessenta mulheres de 12 municípios do estado em Mossoró, na última sexta-feira (10). A Plenária faz parte da preparação para o 9° Encontro Internacional da MMM, que acontece em agosto, em São Paulo.

Para o Encontro, foi definida a construção de uma caravana de 250 mulheres, que viajam divididas em cinco ônibus. Cada município ficou responsável por metas específicas para a mobilização e pelas atividades de formação das mulheres em suas respectivas cidades, previamente à viagem para São Paulo.

Entre as novidades do Encontro, está a realização de uma Mostra de Economia Solidária, da qual o Rio Grande do Norte vai participar. A Mostra representa uma oportunidade para as mulheres exibirem e comercializarem seus produtos artesanais e da agricultura familiar. A irreverência característica da delegação do Rio Grande do Norte também vai marcar presença no Encontro: as integrantes da Batucada Feminista vão elaborar adereços próprios, buscando dar visibilidade às mulheres potiguares.

No próximo dia 5 de julho, será realizada nova reunião de preparação para o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres,  a fim de retomar o processo de mobilização nos municípios e avaliar os encaminhamentos já definidos.