A SOF vem atuando com as mulheres agricultoras e quilombolas da Barra do Turvo no Vale do Ribeira desde 2015. Aos poucos algumas jovens foram se somando aos grupos das produtoras. Desde 2018, a SOF passou a propor atividades diretamente com as jovens, com o desejo de colaborar para que elas pudessem ter no horizonte a possibilidade de serem, elas próprias, agricultoras agroecológicas.

Ao mesmo tempo, fomos desenvolvendo uma pesquisa-ação em conjunto com pesquisadoras do IRD (Institut de Recherche pour le Développement). Esta pesquisa tem permitido uma melhor compreensão da situação das jovens em comunidades rurais pobres do Vale do Ribeira, bem como na identificação dos riscos associados a este momento-chave das suas trajetórias de vida. É a partir da adolescência que estas trajetórias são decididas, seja mantendo a ligação com a comunidade de origem e contribuindo para a sua organização política e atividade econômica, seja conduzindo as jovens para as periferias urbanas, onde correm riscos associados com formas precárias de trabalho doméstico e vários tipos de violência.

A pesquisa envolve diferentes instrumentos: observação-participante, grupo focal e também um questionário que recolheu informações de estudantes das duas Escolas estaduais de Ensino Médio da Barra do Turvo. O texto “Depois de me formar…” de Isabelle Hillenkamp e Natália Lobo sistematiza as experiências e projetos de vida destas estudantes, entre as quais aquelas que têm nos acompanhado na construção de um território com relações mais harmônicas entre as pessoas e delas com a natureza.

Leia o texto na íntegra aqui.