Nesta sexta-feira, 08 de maio, será lançada a exposição “Mulheres livres: imagens insurgentes”, com fotografias de Elaine Campos. Elaine é integrante da SOF e fotógrafa declaradamente feminista. A exposição traz a produção de Elaine nos últimos cinco anos, com fotografias de mulheres ativas nas lutas sociais, em São Paulo e em outras cidades do Brasil. “Mulheres livres: imagens insurgentes” é, portanto, também uma recuperação desde 2010 das movimentações das mulheres, em que Elaine Campos esteve assiduamente presente.

A abertura será no dia 08, às 19h, e a exposição ficará aberta para visitação até o dia 08 de junho, no Espaço Cultural Periferia no Centro. O espaço está localizado na sede da Ação Educativa, na Rua General Jardim, 660, 1º andar, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é gratuita.
A exposição também contará com rodas de conversa sobre feminismo e arte, com a presença das pesquisadoras Marta Baião e Julia Di Giovanni. As rodas, sem necessidade de inscrição e com entrada também gratuita, acontecerão nos dias 14 e 21 de maio, quintas-feiras, às 19h, seguindo o calendário abaixo:

14/05

Arte e Feminismo: compromisso com as lutas sociais.

Com Marta Baião, artista feminista, doutoranda em Arte e Gênero – ECA/USP, faz parte da coordenação do Centro Informação Mulher -CIM, diretora das Mal Amadas – Poética do Desmonte, grupo de teatro feminista criado em 1992 em Diadema atualmente sediada no CIM e integrante da Cooperativa Paulista de Teatro

21/05

Artes do Impossível: feminismo e ações de rua.

Com Julia Di Giovanni, Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2013) e autora de Artes do Impossível – protesto de rua no movimento antiglobalização – Annablume/Fapesp 2013, realiza desde o mestrado pesquisas sobre as relações entre estética e política e as qualidades poéticas e performáticas dos processos de organização e ação política. Desenvolve atualmente um pós-doutorado em Antropologia das Formas Expressivas no Departamento de Antropologia – USP, onde integra Coletivo ASA – Artes Saberes e Antropologia