Como parte do processo de organização da delegação do Ceará para participar do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em agosto, começaram a ser realizadas rodadas de formações territoriais no estado. A delegação do Ceará que irá ao Encontro, em São Paulo, é composta por oitenta mulheres, sendo quarenta da capital e quarenta do interior.

No último dia 8, aconteceu a primeira atividade de formação do Comitê de Fortaleza, na qual estiveram presentes 45 mulheres. Elas debateram o conceito de feminismo a partir da perspectiva da MMM e começaram a construir estratégias para dar continuidade às atividades de formação e para arrecadar recursos para participar do Encontro Internacional, através de rifas, bingos, bazares, e da realização de uma feijoada beneficente.

Através da reflexão coletiva acerca dos preconceitos em torno do feminismo, as mulheres puderam construir sua própria percepção do movimento: “Para nós, o feminismo é sinônimo de igualdade, liberdade, autonomia, redefinição de papéis sexuais, divisão do trabalho doméstico e de cuidados”. Durante o debate, as mulheres perceberam também a urgência da necessidade de se auto-organizarem, a fim de se conscientizar sobre como o machismo se expressa em seu cotidiano.

noticias_2013-06-11_feminismo-como-pratica_1

Participe dos processos de Formação:

Mercantilização da Vida e do Corpo das Mulheres – Prostituição
Data: 29 de Junho
Hora: 08h às 12h
Local: UECE – Universidade Estadual do Ceará

Autonomia sobre nossos Corpos – Pela Legalização e Descriminalização do Aborto
Data: 13 de Julho
Hora: 08h às 12h
Local: Barra do Ceará

Colabore com as atividades de auto-financiamento e contribua para a ida da delegação do Ceará ao 9º Encontro Internacional da Marcha:

Bazar Feminista
Data: 04 e 05 de Julho

Feijoada Feminista + Bingo de 1 Ventilador
Data: 20 de Julho

Rifa Feminista – KIT (Livro, Blusa e Caderno de texto)
Data: 26 de Julho
Hora: 19h
Local: Abertura do Encontro Estadual

noticias_2013-06-11_feminismo-como-pratica_2